Materiais para Desenhos Realistas




Desenho para iniciantes (Introdução)



Você sabe o que é desenho artístico?


 Podemos utilizar o desenho para várias finalidades distintas, seja para um projeto de arquitetura, para entregar a um amigo ou ainda para expressar todos os sentimentos presos em você em determinado momento, por exemplo. Dependendo da situação, se usa um tipo diferente de desenho.


Mas, o que é um desenho artístico, afinal?


Como temos várias finalidades distintas, para algumas delas temos o desenho artístico. Diferentemente do desenho técnico que é usado para mostrar com exatidão como ficará um projeto depois de pronto, seguindo algumas normas técnicas etc., no desenho artístico não há a preocupação com normas, pois, tudo que é colocado no papel é, simplesmente, a forma como o artista enxerga o mundo. No desenho artístico é possível que o artista exprima todos seus sentimentos ocultos da maneira que preferir.


Neste tipo de desenho, o autor pode desenhar como preferir, não precisando que algo pareça real, é a maneira como ele vê suas ideias e sentimentos e não como os outros as veem. No desenho artístico podemos utilizar qualquer tipo de papel, além de lápis, carvão, lápis de cor, entre outros. Cabe ao autor do desenho escolher quais materiais conseguem suprir as necessidades daquele determinado momento.


Você sabe o que é DESENHOS REALISTAS? 


Há aqueles que prefiram os Desenhos-Realistas que mostram a realidade nos seus mínimos detalhes como os meus desenhos que podem ser visulizados na pagina de galerias de desenhos. Quem utiliza esta técnica, normalmente estudou bastante até chegar neste resultado, contudo, não pense que as outras técnicas não precisam de estudo. Todas elas necessitam estudar muito, pois, por mais perfeito que tal desenho seja, a cada novo pode-se aprender mais.
Mesmo que seu desenho não retrate a realidade como realmente é, é importante conhecê-la bem antes de desenhar, pois, para sabermos o que não é real precisamos de referências sobre o que é real. Além, disso o irreal muitas vezes reflete o que o autor gostaria que fosse realidade ou como o próprio vê o mundo, a vida, etc.

desenho artístico ainda se diferencia da ilustração, pois, esta última, normalmente, tem que seguir um briefing e é voltada para o comércio.  O desenho  faz uso de qualquer  instrumento que possa marcar um meio bidimensional. Instrumentos comuns como grafite, lápis, caneta e tinta, pincéis com tinta, lápis de cor de cera, lápis de cor, carvão, giz, pastel, vários tipos de borrachas, marcadores, canetas e vários metais (como as canetas pena, que tem a ponta de metal ou aerógrafo).  


Materiais para desenhos mais progredidos

Lápis graduados: HB, B,H, 2B,4B, 6B,7B,8B,9B ( Você não precisa ter todos, mas pelo menos uns 2 ou 4 (2B, 4B, 6B,8B)

1 Lapiseira 0,5

3 Esfuminho 2,3,4

1 Borracha limpa-tipo

Borracha branca Plástica        

1 Um apontador ou estilete

1 Bloco de papel com 140g/m² ou 200g/m²  ou  240g/m².

OBS: É preciso que você tenha sempre pastas catálogos A4 e A3 ou A2 para conservar os seus desenhos, mesmo aqueles que em sua opinião não ficaram tão bons, mas eles serão formidáveis na comparação da sua evolução dos desenhos posteriores. 

 Materiais básicos e necessários para os artistas: 

Materiais para Desenho  



 Eu uso essa Lapiseira Pentel GRAPH 600 0,5mm. Cor: AZUL. Pega e clips em alumínio. Indicador de grafite e borracha na tampa interna, produto importado usado para diferentes áreas de um desenho. Ele vêm a calhar com detalhes finos e áreas apertadas e também onde exige maior concentração de texturas e sombras.


Lápis Staedtler Lumograph Mars






















Eu uso os Lápis Staedtler Lumograph Mars e eu não iria mudá-los para qualquer outro tipo. Eles são resistentes e não quebram facilmente, estes são para planejar  desenhos altamente detalhados e com muita textura. Esses lápis podem variar em 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B













Por “H” entende-se “Hard” – uma mina dura. 


“B” entende-se “Brand” ou “Black” – uma mina macia ou preta.
 Por “HB” entende-se “Hard/Brand”- uma mina de dureza média



Eu uso 2b e 4b para misturar e combinar e ver como funciona de acordo com o estilo do desenho de acordo com o que você está tentando alcançar. Eu uso 2b para tons de pele que me permite estabelecer áreas de luz e eu uso 4b para misturar tons mais escuros, como o 5b, 6b,7b,8b e 9b.



 Boleador









Nesta imagem acima vocês podem visualizar com nitidez onde esta marcada com uma seta em velho de como um boleador é utilizado mostrando o efeito que causa em um Desenho em grafite
Vocês podem visualizar pequenos riscos na toca no desenho. Perceba como eles são rudes e ao mesmo tempo suaves. O boleador cria pequenos sulcos ou valeiros no papel (Deve ser um papel de maior gramatura que o papel sulfite) , desta forma, quando incidimos o lápis ou esfuminho no desenho, as pequenas valetas feitas pelo boleador não são pintadas ficando como pequenos fios brancos.
O emprego do boleador poderá ser muito diversificado, vai depender um pouco da sua capacidade criadora. Vou explicar como utilizo o boleador,
Nesse desenho onde havia muitos fios brancos e muitos detalhes na toca, e antes de começar a passar o grafite, ou seja, o lápis na parte do cabelo foi onde eu utilizei o boleador para fazer os riscos referentes aos fios brancos, assentando força o suficiente para fazer as valetas. Lembrando que é necessário primeiro fazer os riscos brancos antes de começar a passar o grafite por cima. Devemos ter cuidado quando for utilizado o boleador, pois exige de sua paciência muita dedicação nos traços para não fazer os riscos não ficarem tremidos ou tortos, atente-se a fazer o mais paciente e regular possível. 

 Caso tenha ficado alguma dúvida ou você conheça outra utilidade no desenho realista, favor comentar abaixo.
Estes são usados ​​para a mistura de grafite, eles são uma grande ferramenta para obter transições suaves da escuridão para a luz. Nunca, nunca, nunca use o dedo para misturar grafite porque a lubrificação oleosa que temos nos dedos podem causar rasuras imperdoáveis no papel. Obter estes pequenos pontos é a pior coisa em um desenho, praticamente impossível de remover.


Tocos e Esfuminhos


--**--

Na imagem abaixo eu estou utilizando o esfuminho 3 para sombrear as apartes onde é necessário a maior precisão de textura na pele Skin na imagem.  



--**--


Abaixo estou utilizando a Lapiseira Pentel GRAPH 600 0,5mm para fazer pequenos riscos que darão a impressão de ser fios de cabelos, barba do skin. É necessários riscos fortes para deixar a barba dele bem realista assim quando for observados por outras pessoas, causará a leve impressão de uma imagem fotografia que por sinal é muito diferente do desenho artístico



--**--



Nessa imagem abaixo já estou quase finalizando o desenho, foi importante observar bem a imagem para traduzir um aspecto mais realista em meus desenhos, com toda a certeza isso trará mais confiança quando for traduzir suas próximas artes realistas. 


--**--


Nessa imagem já estou utilizando o lápis da Staedtler Lumograph 2b para fazer o sombreamento da vestimenta do skin, é necessário que tenha muita calma nessa hora para não deixar nenhum detalhe escapar. Para traduzir uma imagem realista com o grafite ou lápis é necessária muita paciência e muita dedicação. Não é possível chegar a esse resultado em poucos dias ainda mais se você for um iniciante, você tem que se dedicar só assim conseguirá com o tempo esse mesmo efeito em seus desenhos. 




--**--


Desenho Finalizado




Borrachas

                                                                     

         
O nome limpa tipos vem do termo tipos, que é o nome dado à letra da máquina de escrever. Está borracha é totalmente maleável, semelhante a uma massa de modelar. A sua textura extra suave permite absorver as partículas menores sem danificar o papel. Com isso, pode-se moldar a borracha na forma desejada, ajustando a necessidade do momento. A sua outra vantagem, é que ela é uma borracha que não borra, e sua finalidade básica é de retirar o excesso de grafite do desenho. Considero-a indispensável.

A borracha plástica também é muito importante, pois permite apagar traços mais fortes e principalmente na hora de dar forma ao cabelo (ela é a grande responsável pelos efeitos de brilho e “ondulação”). Por ser uma borracha dura, que permite um acabamento muito bom, nos cabelos como em várias outras partes que se necessite.

A caneta borracha e a caneta borracha circular é útil para apagar lugares com muitos detalhes, como os olhos, a boca, enfim, lugares que necessite de mais precisão. Existem outros tipos de borracha, mas as principais são estas. Confio que seja o suficiente para se trabalhar. É claro que isso vai depender da característica de cada artista.


Papel


  

O papel mais utilizado pelos desenhistas é Papel tradicional Canson (papel com uma gramatura maior). Canson, na verdade, é a marca que produz o papel, mas pelo seu “monopólio”, o papel passou a ser conhecido por esse nome. Mas existem outros como: Fabriano que acabou recebendo grande destaque por traduzir em sua gramatura mais firmeza para fazer desenhos impecáveis. Vale a pena fazer testes para descobrir qual papel é mais apropriado ao seu estilo.


Iluminação

















Não poderia deixar de falar da importância da iluminação do ambiente. Deve-se escolher um local bem iluminado ou, ainda, com uma luminária. Existem vários detalhes na imagem que só podem ser vistos com uma boa iluminação. E, além do mais, ela preserva sua saúde, pois o ambiente pouco iluminado fará com que force mais os olhos, o que pode lhe trazer problemas oftalmológicos pelo fato de se passar muitos horas no exercício do desenho.

Comentários

  1. Ola Mauricio!
    Adorei sua explicação sobre desenho realístico.
    Eu desenho desde pequena, mas não com muito frequência. Cada desenho que faço é uma surpresa para mim, porque é sempre uma técnica diferente que descubro ser capaz de fazer.
    Eu estou aos poucos aumentando o grau de dificuldade de meus desenhos e gostaria de começar a fazer desenho realístico.
    E estava em duvida em quais materiais usar e você explicou como eu precisava.
    Mas eu ainda tenho uma duvida, sobre o papel, qual gramatura devo usar em desenho realista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito grato por gostar desse tutorial explicativo.

      Para você que está iniciando oriento a você começar com o papel escolar Canson entre as gramaturas 140g ou 200g. Quando você já estiver se familiarizado com grafite e com a técnica, você pode iniciar já com o papel Fabriano. Boa sorte!

      Excluir
  2. Olá :)
    Adorei seu tutorial explicativo ^^
    Sempre adorei tudo que é relacionado a desenhos, tenho muitos materiais já fiz muitos cursos. Mas ultimamente os papeis que comecei no inicio (canson, fabriano etc) os mais utilizados digamos assim,estão como posso dizer, hmm é como se perdessem a qualidade em minhas mãos '-' eu comecei com gramaturas médias e fui aumentando a medida do meu desempenho ou a que mais se adequava aos meus desenhos.
    Eu não sei mais o que eu faço, não sei se sou eu que estou "desaprendendo" mas é como se estivesse retrocedendo, pois fiquei algum tempo sem poder desenhar.
    Você tem alguma dica ou algo que possa me ajudar?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato com seus elogios.

      Já que você ficou muito tempo sem desenhar, o que você tem que fazer agora é voltar a exercitar.O problema não está com os papais que você utiliza, e sim com a sua falta de exercitar com paciência o que deseja alcançar. Tudo depende de você. Você já utiliza os materiais certos os papeis certos, agora só falta você continuar se dedicando para atingir com o futuro que pode ser a curto prazo ou ao longo prazo, para ver novos resultados.

      Excluir
  3. olá mauricío, entrei aqui rapidinho, nem loguei a conta google.... mais gostei mt da sua explicação, eu tava precisando de uns materiais bons pra desenho grafite, estilo mangá, e caricaturas, algumas eu faço mais realistas.. porém tenho apenas 16 anos e tenho pouco conhecimento de materiais, faço tudo com material simples, dá resultados , porem se esforço muito.. e nunca fica como os desenhos profissionais,.... parabéns a vç!! gostei da post, vou usar os lápis Staedtler ,a lapiseira q eu raramente uso.. geralmente eu aponto o lápis para traços finos.. e vou esforçar para aprender a usar esses materiais, pq capcidade e perfeição ja sai ate mesmo com os materias ''amadores '' que uso ( se puder me dar uma dica eu agradeço muito) :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom. Fico feliz que você vem se empenhando para ter bons resultados. Minha dica é, nunca desista! Se dedique sempre para no futuro você possa colher grandes resultados. Sucesso.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  4. olá, tenho apenas 12 anos e gosto muito de desenhar e pintar gostei muito da explicação
    é que eu queria melhorar o jeito que desenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você pode tirar mais suas dúvidas vendo o meus vídeos tutoriais no menu VÍDEOS. Da uma olhada, talvez possa te ajudar.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  5. Bom, eu tenho 14 anos e venho aperfeiçoando minhas técnicas de desenho e tive um grande interesse em desenho realístico e percebi que levo jeito pra coisa e gostaria de agradecer pelas dicas que você vem dando aqui, enfim, obrigada! Sobre os vídeos, ficaria deslumbrada em ver mais deles por aqui, porque na maioria das vezes eles me dão uma forcinha na hora de desenhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fico super grato com seu elogio.

      Seja muito bem vinda ao meu blog. Fico também por estar te ajudando. ^^

      Atenciosamente,

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  6. tenho 16 anos e nunca desenhei quero aprender a fazer desenhos realistas.
    me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Aqui no site você pode encontrar muitas dicas e informação. Talvez possa te ajudar!

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  7. parabéns pelo seu trabalho, eu nunca desenhei tenho 18 anos quero aprender fazer desenhos realistas.. 18 anos e tarde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Como vai?

      Ainda não é tarde, o importante primeiramente é fazer o que se tem maior vontade, independente da idade ou técnica já exercitada ou não. Procure estudar ok?

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  8. eu tenho 17 anos, e tenho vontade de aprender a fazer desenhos realistas,eu não tenho nenhuma experiência com a arte, não sei fazer nem esboço. todos me criticam quando falo que quero aprender; dizem que 17 anos e muito tarde, e precisa ter o ''DOM''
    você acredita em ''DOM'' ou esforço? e 17anos é tarde para apreender?
    obrigado.
    fico grato se vc responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      É preciso sim ter talento, uma pessoa que não tem talento para o que se gosta de fazer, ela não vai dar a minima, e isso já percebemos desde de muito cedo. Eu acredito sim no esforço e na técnica exercitada, porem não é o suficiente quando você não tem paixão por desenhar.

      É importante ter paixão e gana pelo que você vem se dedicando para atingir um bom resultado, caso ao contrário, isso fica quase impossível de acontecer conforme o tempo vai passando.

      Tenta descobrir de de fato desenhar para você não é só um Hobbie, por que se for, não tem o porque se preocupar tanto, e tentar buscar outras ares que talvez você possa se dar muito melhor. ok?

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  9. parabéns pelo seu trabalho.com quantos anos vc começou a fazer desenhos realistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Fico grato com seu elogio.

      Desenhos realistas tem um pouco mais de cinco anos consecutivos que já faço. Desenho em geral, desde a infância.


      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  10. meu nome é Luiz Fernando tenho 16 anos sou apaixonado pela arte de desenhar; mais não sei desenhar e não tenho experiência no desenho. quero aprender a desenhar, vou me esforçar e me dedicar .... com quantos anos vc começou a desenhar? demorou para aprender?. você foi muito criticado pelos amigos;?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Fernando.

      O importante é se dedicar para se de fato você tem talento para desenho ok?

      Desenho desde a infância e como o tempo fui adquirindo maior habilidade com o desenho. Até hoje estou aprendendo, a sempre técnicas novas para exercitar. Tive muitas criticas construtivas que me fizeram nunca desistir do que eu mais amo fazer.

      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  11. que imagens começou a desenhar no inicio de sua carreira ? os esboços ficaram bons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Eu comecei a fazer desenhos de famosos. sempre tive talento para desenhar, conforme tempo com maior exercícios, adquirir maior habilidade para fazer desenhos com melhor resultado.


      Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  12. oi.
    Mauricio vc é um excelente profissional.
    a primeira vez que vi um desenho realista fiquei fascinado por tão bela arte,mas não sei se tenho o tão famoso dom. vejo que muitas pessoas falam que para ser desenhista é preciso começar com 6,7,8,9,anos de idade. vc acha que uma pessoa com 16/17 anos sem habilidades pode aprender a desenhar? qual sua opinião sobre a questão da idade? essa é uma duvida que me aprisiona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Fico muito grato com seu elogio.^^

      Todo mundo pode aprender a desenhar, porem em pessoas que tem maior habilidade sem se quer mesmo ter feito algum tipo de curso ou preparação. Eu sou autodidata, tudo que eu aprendi foi sozinho me dedicando e me esforçando para ter bons resultados. Sou muito detalhista e sou viciado em desenhos, esse é uns dos motivos pelo qual meus trabalhos tem grandes resultados. Talento também é muito importante, pois só saber desenhar as vezes não é o suficiente.

      É só você se dedicar e exercitar sempre, com o tempo vocês verá que terá grandes resultados.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
    2. Desenhar é como uma valsa você nao nasce dançando com leveza .. Você vai aprendendo aos poucos e se conhecendo ainda mais , desenhar vem de dentro nao vem de uma mão perfeita ou de um cérebro avançado, você gosta de desenhar? Se realmente gosta,ou no meu caso ama, você foi feito pra isso ... Então lembre é muito trabalho árduo e dedicação pra chegar em seus objetivos mas vale a pena.

      Excluir
  13. olá,o que e talento para vc? eu não sei desenhar,como sei se tenho talento? tem algumas dicas para aquecer antes de desenhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem?

      Talento é a inclinação natural de uma pessoa a realizar determinada atividade. O talento facilita o sucesso na atividade almejada.

      A dica para quem quer aprende a desenhar é; se dedicar, exercitar sempre e em todos os momentos disponíveis. Dessa forma fica muito mais fácil de atingir algum resultado.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  14. Mauricio na sua opinião qual o segredo para apreender a fazer desenhos realistas? quero aprender a fazer mas tenho muitas dificuldades nos esboço; meus esboços saem trêmulos?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai?

      Não existe segredo. O importante é a identificação com o desenho, pois é claro nem todos tem habilidade ou gosta de fato de desenhar. O importante é se dedicar para perceber de fato existe talento para o desenho. Qual quer pessoa pode desenhar, agora só é preciso saber o quanto de fato é importante dedicar parte do seu tempo para tal atividade.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  15. Desenho desde meus três anos ... E tenho um grande interesse em desenho realista, muitas pessoas me falam q esse é o meu dom e que eu devia levar a vida com isso mas só vejo como diversão e gostaria de saber se é mesmo bom trabalhar com isso ... Agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é qualquer pessoa que consegue destaque com desenhos realistas por mais que desenhe bem. É necessário investimentos, e muito trabalho para colher os frutos no futuro. O importante é você se dedicar e se de fato você tem talento com o tempo as pessoas vão reconhecendo seu trabalho.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  16. Aqui é uma fã e só vim pra elogiar , amo seus desenhos e confesso que já fiz uns inspirados nos seus e estou adorando as dicas infinitas que vejo por aqui ... Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado linda.

      Fico super feliz com seu elogio. Seja muito bem vinda ao meus blog.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  17. De onde vc pega essas fotos pra fazer sua obras ? como o Homem Sikh, a Senhora Elfa, a BAIANA, Olhar de uma CRIANÇA, Criança Africa, Senhor Idoso, Índios,“DIAMANTINA” etc. PARABÉNS PELO SEU TALENTO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Algumas fotográficas são pesquisadas no google. Não existe um site oficial onde pego as fotografias para desenhar. Apenas adiciono as características do que quero desenhar em pesquisa, para encontrar. Outras fotografias são de minhas autorias.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  18. Só tenho que te dar meus parabens e dizer que meu interesseinteresse è chegar a esse nível, se Deus quizer.
    Curto sua pagina no facebook.


    Marcio da Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcio. Fico super grato polo prestígios. ^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  19. Oi Maurício, eu tambem desenho profissionalmente, sou retratista e o que me chamou atenção é que seu trabalho é muito detalhado, chegando à perfeição.Meus parabéns!!!! Na moral, tu é um monstro desenhando cara!!!kkkk
    Se for possível eu queria te amostrar meu book ( hygor_arte@hotmail.com) meu face!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jose. Fico super grato com seu elogio e admiração com meu trabalho artístico.

      Seja muito bem vindo ao meu blog.^^


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  20. Cara eu comecei a fazer meus desenhos a pouco tempo e vi que tenho um certo jeito para a coisa e gostaria de saber se o esboço é mesmo necessário ou se posso desenhar somente na proporção de olhar e projetar no papel o q eu realmente acho estar igual ou parecido, qual sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O esboço é necessário sim, ainda mais quando a pessoa não tem pratica em observação. Por isso é importante treinar o esboço e a observação. É importante não desanimar. Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  21. Essas informações foi muito importante ! MUito sucesso pra vc ! VC tá de parabéns ' !! Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andrecio.

      Fico super grato com seu elogio e também por ajudar você de alguma forma.

      Seja muito bem vindo ao meu blog!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  22. olá mauríco!
    cara, o seu trabalho é fantástico, e melhor ainda a sua boa vontade de compartilhar aquilo que sabe em um blog, é tudo que alguém como eu precisa para aperfeiçoar. parabéns cara!
    nem vou perguntar nada pois as dúvidas são várias, mas estou conseguindo sana-las acompanhando seu blog; pois tem tudo.
    mais uma vez parabéns, pra mim vc é o melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Willian.

      Fico grato com os elogios e também com sua admiração. Bom saber que de alguma forma estou ajudando muitos artistas.

      Seja bem vindo!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  23. Olá, estava procurando algo sobre desenho realista e encontrei teu blog, muito bom teu trabalho, realmente impressionante. fiz esta pesquisa porque estou voltando a desenhar, comecei a desenhar em 95 e desenhei até 2003 de forma continua (fazia hq's), melhorei muito meus desenhos neste período, de 2005 pra cá não peguei mais um lápis, semana passada sai e comprei alguns materiais para voltar a desenhar, antes eu desenhava só super-heróis (influencia da MARVEL e DC comics), nesta volta minha intenção era me especializar em desenhos realistas e paisagens, e teu trabalho me motivou muito.
    Parabéns pelas tuas obras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!

      Independe de como você faz seus desenhos, o importante é você exercita-los sempre. Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  24. Seu desenhos são ótimos, tenho uma duvida, qual a gramatura indicada para ter um bons resultados de textura na pele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabriel. Fico grato com seu elogio!

      Melhor gramatura é 140g ou 220g.


      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  25. olá Maurício seu tb é espetacular adorei tive uma diciplina de desenho na faculdade e gosraria de perfeiçoar mais tenho dificuldades é de encontrar os materias

    ResponderExcluir
  26. Trabalho incrível, lindo demais ! O que me impressiona é o teu amor pelo desenho, já que aqui (Brasil), a arte não é valorizada. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  27. Olá Mauricio,

    Primeiramente, meus parabéns pelo incrível trabalho que você vem realizando. Realmente é algo que enche os olhos poder ver tamanho talento em retratar a realidade na ponta do lápis.
    Sou entusiasta na arte do desenho já há muito tempo, embora não tenha exercido/praticado como deveria.
    Estou retomando minhas atividades há pouco tempo e nesse meio tempo me pintou uma dúvida que talvez você possa me ajudar a sanar.

    A questão é a seguinte: mesa de luz. O que me indicaria para trabalhar com esse equipamento? Gostei das técnicas realizadas com esse tipo de material e gostaria de começar a praticar utilizando o mesmo.
    Pelo que percebi, muitos, senão a maioria dos seus trabalhos, são feitos em uma mesa comum, sem ser em mesa de luz. Não tenho prática, então acredito que no meu caso uma de luz seria interessante para começar a praticar.

    O que me diz meu amigo, alguma dica de modelo ou algo do gênero para se trabalhar. Qualquer informação será de grande ajuda.

    Agradeço desde já e desenho que continue com esse fantástico trabalho, e que continue despertando o interesse nesse tipo de arte como aconteceu comigo.

    Forte abraço

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz!

      Fico super grato com seu elogio e admiração que tem pelas minha Artes Realistas.

      Eu não indico a mesa de luz, por que ao invés de você estar aprendendo a desenhar traços realistas, você estará apenas copiando. O mais importando é você começar a se exercitar observando e estudando imagens. É dessa forma que com o tempo você irá garantir grandes resultados. A gora se você quiser algo mais rápido, a mesa de luz é um bom caminho, porém, você sofrerá consequências futuras.

      Boa sorte!

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  28. Muito bom seu material amigo, vc esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  29. Olá Maurício, primeiramente, quero parabenizá-lo pelo ótimo trabalho e pelos prêmios conquistados com muita justiça. Também sou autodidata e admiro muito o seu trabalho. Espero um dia, com a prática, chegar ao seu nível. Gostaria de saber sua opinião sobre o papel C á Grain, pois parece ser bom e tem um baixo custo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Jonas,

      Fico super grato com seu elogio e admiração pelas minhas artes.

      Eu desconheço esse material (papel C á Grain). Nunca utilizei, então não posso dizer se ele é de qualidade ou não. O melhor para papel para a utilização em grafite é CANSON ou FABRIANO.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  30. Gostei muito da lista de material fiz uma lista para comprar o que der muito obrigado!

    ResponderExcluir
  31. ola Mauricio vc usa usava quais blocos?e o papel fabriano 4 vc corta ele para ficar menor?pois ele vem bem grande no companhia do papel 50x70. Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Uso sim o Fabriano, e se necessário é sim preciso cortar nas medidas que o cliente necessita.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  32. Olá Maurício, tudo bem?
    Você não tem idéia o quanto estou encantada com seus deus desenhos, eu amo a arte e até faço alguns desenhos e vou tentar fazer um realista...Parabéns que Deus continue iluminando você e abençoando essas mãos maravilhosas e talentosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por gostar dos meus trabalhos e também por participar do blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      Excluir
  33. Oi Maurício...Gostei muito...
    Bom você mostrou os materiais que você usa,mas geralmente eles são muito dificeis de se encontrar em papelaria...Então você poderia me dizer algum site, que você sabe em que se é confiavel para eu comprar esses materiais?

    ResponderExcluir
  34. EI CABOCO EU TE TENHO NO MEU FACEBOOK E TENHO UMA DÚVIDA, O QUE ESSA BORRACHA CANETA CIRCULAR TEM DE ESPECIAL? O QUE ELA FAZ DE DIFERENTE EM RELAÇÃO À UMA CANETA BORRACHA COMUM? OU ELA SERIA UMA BORRACHA ELÉTRICA?

    ResponderExcluir
  35. Maurício seu trabalho é fantástico! Eu gosto muito de desenhos de olhos e boca realistas...posso inicir um prática em papel a4 e só depois de conseguir uma certa destreza partir para outros papeis e materiais?
    Luis Adriano

    ResponderExcluir
  36. Maurício seu trabalho é fantástico! Eu gosto muito de desenhos de olhos e boca realistas...posso inicir um prática em papel a4 e só depois de conseguir uma certa destreza partir para outros papeis e materiais?
    Luis Adriano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas